Categorias
DICAS

Benefícios da leitura de livros: como isso pode impactar positivamente sua vida

No século 11, uma japonesa chamada Murasaki Shikibu escreveu O conto de Genji, um conto de 54 capítulos sobre sedução cortês que se acredita ser o primeiro romance do mundo.

Mais de 1.000 anos depois, as pessoas ao redor do mundo ainda estão condensado por romances — mesmo em uma época em que as histórias aparecem em telas de dispositivos portáteis e desaparecem 24 horas depois.

O que exatamente as pessoas ganham com a leitura de livros? É apenas uma questão de prazer ou há benefícios além do prazer? A resposta científica é um retumbante sim.

A leitura de livros beneficia sua saúde física e mental, e esses benefícios podem durar toda a vida. Eles começam na primeira infância e continuam na velhice. Aqui está uma rápida explicação de como a leitura de livros pode mudar seu cérebro – e seu corpo – para melhor.

A leitura fortalece o cérebro

Um crescente corpo de pesquisa mostra que a leitura literalmente muda sua mente.

Usando exames de ressonância magnética, os pesquisadores confirmaram que a leitura envolve uma rede complexa de circuitos e sinais no cérebro. À medida que a capacidade de leitura aumenta, essas redes também se tornam mais fortes e sofisticadas.

Em um estudo de 2013 da Trusted Source, os pesquisadores usaram exames de ressonância magnética funcional para medir o efeito da leitura de um romance no cérebro. Os participantes do estudo leram o romance Pompeia durante um período de 9 dias. À medida que a tensão na história crescia, mais e mais áreas do cérebro se iluminavam com atividade.

As varreduras cerebrais mostraram que a conectividade cerebral aumentou durante o período de leitura e nos dias seguintes, particularmente no córtex somatossensorial, a parte do cérebro que responde a sensações corporais como movimento e dor.

Por que crianças e pais devem ler juntos

Os médicos da Cleveland Clinic recomendam que os pais leiam com seus filhos desde a infância e continuem a fazê-lo até o ensino fundamental.

Ler com seus filhos cria associações calorosas e felizes com os livros e aumenta a probabilidade de que a leitura das crianças seja divertida em o futuro.

A leitura em casa promove o sucesso acadêmico mais tarde. Também expande o vocabulário, aumenta a auto-estima, desenvolve boas habilidades de comunicação e fortalece o mecanismo de previsão que é o cérebro humano.

Aumenta sua empatia

Falando em dor, a pesquisa da Trusted Source mostrou que as pessoas que leem ficção literária – histórias que exploram o funcionamento interno dos personagens – mostram uma maior capacidade de compreender os sentimentos e crenças dos outros.

Os pesquisadores chamam essa capacidade de teoria da mente, um conjunto de habilidades essenciais para construir, navegar e manter relacionamentos sociais.

Embora seja improvável que uma única sessão de leitura de ficção literária desencadeie esse sentimento, pesquisas mostram que é uma ficção de longo prazo. tendem a ter uma teoria da mente mais desenvolvida.

Construa seu vocabulário

Já na década de 1960, pesquisadores de leitura discutiam o chamado Efeito Mateus, um termo que se refere ao versículo bíblico Mateus 13:12: Aos que têm, mais será dado, e eles terão em abundância. Aqueles que não têm nada são privados até mesmo do que têm.

O efeito Mateus encapsula a ideia de que os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres – um conceito que se aplica tanto ao vocabulário quanto ao dinheiro.* 100003*

Pesquisadores descobriram que os alunos que leem livros regularmente desde tenra idade desenvolvem gradualmente um vocabulário amplo. E o tamanho do vocabulário pode afetar muitas áreas da sua vida, desde pontuações em testes padronizados até admissões em faculdades e oportunidades de emprego.

Uma pesquisa da Cengage de 2019 descobriu que 69% dos empregadores empregam pessoas com habilidades interpessoais que desejam definir. como a capacidade de se comunicar de forma eficaz. Ler livros é a melhor maneira de melhorar sua exposição a novas palavras que você aprende no contexto.

Quer ter certeza de que sua casa é de fácil leitura?

Você pode querer pegar uma cópia de Nancie Atwells The Reading Zone. É uma leitura rápida e inspiradora, de autoria de um dos professores de leitura mais influentes do mundo e o primeiro a receber o Varkey Foundations Global Teacher Prize.

Você pode pesquisar em sua livraria local ou encontrá-la online.

Ajuda a prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade

O National Institute on Aging Trusted Source recomenda a leitura de livros e revistas para manter-se mentalmente envolvido com a idade.

Embora a pesquisa não tenha provado conclusivamente que a leitura de livros previne doenças como Alzheimer, estudos mostram Fonte Confiável que idosos que leem e resolvem problemas de matemática todos os dias manter e melhorar sua função cognitiva.

E quanto mais cedo você começar, melhor. Um estudo de 2013 conduzido pelo Rush University Medical Center descobriu que as pessoas que se envolveram em atividades mentalmente estimulantes ao longo de suas vidas têm menos probabilidade de desenvolver placas, lesões e emaranhados de proteína tau que ocorrem no cérebro de pessoas com demência.

Reduz o estresse

Em 2009, um grupo de pesquisadores mediu os efeitos da ioga, do humor e da leitura nos níveis de estresse de alunos em programas de ciências da saúde de alto nível nos Estados Unidos.

O estudo constatou que 30 minutos de leitura reduziram pressão arterial, frequência cardíaca e sentimentos de angústia psicológica são tão eficazes quanto ioga e humor.

Os autores concluíram: Porque a pressão do tempo é uma das razões mais comumente citadas para altos níveis de estresse relatados pela ciência da saúde alunos, 30 minutos de qualquer uma dessas técnicas podem ser facilmente incorporados em sua programação sem tirar muito tempo de seus estudos.

Prepara você para uma boa noite de sono

Os médicos da Mayo Clinic recomendam a leitura como parte de uma rotina regular de sono.

Para obter melhores resultados, escolha um livro impresso em vez de ler na tela, pois a luz emitida pelo seu dispositivo pode fazer com que você fique acordado e levar a outras consequências indesejadas para a saúde.

Os médicos também recomendam a leitura em outro lugar que não seja o seu quarto se você estiver tendo problemas para adormecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *