Aprenda dicas de como fazer um bom currículo sem precisar mentir e depois correr o risco de ser prejudicado no emprego.
Um bom currículo é somente o primeiro passo para adquirir um emprego, claro que se ele contiver informações que o torne um currículo chamativo, como cursos profissionalizantes e qualificativos, por exemplo, torna a probabilidade de ser selecionado muito maior devido á isso algumas pessoas costumam a mentir, o que pode trazer no futuro sérios danos. Confira nessa matéria como montar um currículo sem mentir. Se ainda não começou a fazer o seu currículo, confira alguns modelos de currículo pronto.
Por Que não Mentir no Currículo?
Considerado como uma espécie de cartão de visita por especialistas, o currículo deve ser bem elaborado, já que é peça fundamental na conquista da difícil batalha que é ser admitido em qualquer tipo que seja o emprego almejado.
Como a conscientização da tamanha importância desse simples pedaço de papel, pessoas começam a mentir sobre suas qualidades referentes ao meio profissional, o que pode ser algo perigoso. A maioria não sabe, mas mentira no currículo é crime podendo ter prisão de dois meses ou dois anos, depende do quanto à pequena mentira pode causar danos ou o quanto beneficiado pode ser o mentiroso.
Siga os passos á seguir para ter grandes chances sem ao precisar ao menos pensar em mentir o menor detalhe que seja:
Dicas para Montar um Currículo
– Ter qualificações conta muito, mas não adianta em nada se for em áreas totalmente opostas, pode criar a imagem de uma pessoa inconstante, mas também como tudo, há exceções.
– Se não possuir nenhum tipo de qualificação, vá atrás. Existem milhares de cursos profissionalizantes e técnicos gratuitos. Neste meio tempo, ao elaborar seu cartão de visita profissional, foque-se em experiências obtidas que podem te favorecer no meio profissional.
– Não faça um modelo padrão. Muitas vezes a profissão ou qualificação dá uma certa versatilidade, ou seja, você pode se candidatar para várias áreas. Por isso é bom que se faça um currículo exclusivo para cada área de atuação possível para seu perfil.
– Não especifique salário. Esse tipo de assunto se trata pessoalmente durante a entrevista, até para poder, se necessário, contestar.
– Seja objetivo e especifique-se, porém, não o deixe muito extenso.
Seguindo essas dicas de como montar um bom currículo, não terá nem tempo de achar necessária uma mentira, além do que será muito mais tranquilo, se admitido, trabalhar com a consciência limpa e sem passar nenhum tipo de aperto.