Categorias
LIVROS PARA CONCURSOS

Livros para estudar para concursos

O sonho do concurso público rodeia a mente de muita gente, mas poucos correm atrás desse objetivo com afinco. O concurso público é visto como um meio de adquirir estabilidade financeira e, até mesmo, independência financeira, motivo pelo qual várias pessoas anseiam um cargo público.

Mas como se preparar bem para um concurso? A simples leitura de leis não é suficiente para passar em um concurso. Uma boa preparação começa, primeiro, com o concurseiro definindo qual o cargo pretende ocupar. Depois disso, é buscar os últimos editais e verificar a matéria que costuma ser cobrada.

Por fim, a escolha da forma de estudo também é muito importante. Você pode se matricular em um cursinho, se tiver condições financeiras, ou, então, partir para o estudo autônomo. Esta forma de estudo não é difícil, como muito pensam. O que se exige é somente disciplina, já que não terá a obrigação de comparecer pessoalmente (ou online) em uma aula ministrada por um professor.

O que você vai precisar são de bons livros sobre as matérias que vai precisar aprender, definir o tempo e horário de estudo das matérias e se dedicar com afinco.

7 livros para estudar para concursos públicos

– Como vencer a maratona dos concursos públicos (autora: Lia Salgado): uma primeira dica é ler sobre a dinâmica dos concursos, macetes, tempo etc. Antes de ingressar nessa nova jornada, indicamos uma leitura geral sobre concursos públicos com este livro. Nele, a autora busca dar um tom motivacional à sua jornada ao compartilhar suas próprias experiências quando de suas preparações para concursos, orientando de forma clara e objetiva acerca de principais dúvidas. Além de adquirir mais conhecimento sobre as vantagens de uma carreira pública, recebendo dicas, tendo acesso a simulados e planejando seu roteiro de estudos, você vai ter ótimas orientações sobre como trazer equilíbrio à sua vida durante este período.

– Direito Constitucional descomplicado (autores: Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo): o Direito Constitucional é uma matéria que costuma cair em praticamente todos os concursos de carreira jurídica, seja nível médio ou superior. Nesta obra, os autores explicam os principais aspectos do Direito Constitucional em uma linguagem de fácil assimilação, tornando o estudo autônomo bem produtivo. A obra também traz diversos exercícios para fixação e treinamento retirados de provas de concursos e organizados de acordo com o tema.

– Informática para concursos (autor: João Antônio): a obra apresenta os principais temas do mundo da informática que são exigidos pelas principais bancas organizadoras de concursos públicos. A didática é fácil e o autor traz macetes para que se possa resolver as questões das provas.

– Carreiras Policiais: Polícia Rodoviária Federal Civil (autora: Wilza Castro): para quem pretende encarar um concurso e seguir uma carreira policial, esta obra será de grande valia para os estudos. A autora divide a obra em três volumes. No primeiro, traz as disciplinas básicas para concursos desse tipo de carreira. No segundo e terceiro volumes, as matérias são específicas, exigidas nos editais. A obra é apenas teórica, mas vai trazer grandes conhecimentos a você.

– Concursos públicos: terminologias e teorias inusitadas (autores: João Biffe Júnior e Joaquim Leitão): a obra é vista como “o livro sagrado do concurseiro” e sua meta é ajuda-lo ao longo de sua caminhada de provas até a conquista da vaga. Os autores trouxeram nessa obra as terminologias que são bem enigmáticas e que surpreendem muitos concurseiros no momento da prova. O livro também vai facilitar o entendimento de teorias mais complexas como “Teoria do Ulisses Desacorrentado” e “Síndrome do Piu-Piu no Tribunal do Júri”, dentre outras.

– Teoria geral da administração (autor: Idalberto Chiavenato): o autor é muito conhecido entre os concurseiros que enfrentam provas que envolvem tema de administração. Na obra, ele esmiuça os principais conceitos que um administrador deve ter conhecimento. A obra é de suma importância para estudantes de administração e para concurseiros da área e que visam ter um futuro dentro de uma organização.

– Gramática para Concursos (autor: Marcelo Rosenthal): a obra não é uma simples gramática como se costuma encontrar no mercado, mas totalmente voltada para concurseiros que querem atingir bons resultados em uma prova de português em um certame. O autor traz os principais temos cobrados pelas principais bancas, exercícios e gabaritos muito bem comentados.

Já deve ter percebido que para estudar bem para um concurso é preciso dedicação e livros, de preferência, voltados para estudos de concursos, pois estes trarão dicas, macetes e descomplicações para as provas que irá enfrentar.

Mire em seu objetivo e pesquise outros livros que serão importantes para seu aprendizado. Depois é só se dedicar e conquistar seu cargo público, veja no site abaixo alguns concursos públicos disponíveis para inscrição, caso queira já iniciar sua carreira: https://ief.com.br/concursos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.