Categorias
TROCAR LIVROS

Locais de troca de livros

Os amantes de livros, muitas vezes, enfrentam um problema sério: acúmulo de livros que poderiam estar sendo lidos por outras pessoas e falta de novos livros para ler por não ter onde guarda-los posteriormente.

E qual a solução para isso? A resposta é muito simples: trocar livros com outros leitores. Mais quais são os locais de troca de livros?

Com o mundo globalizado e altamente dinâmico, é difícil encontrar, hoje em dia, locais físicos onde você pode ir trocar livros ou mesmo vende-los para comprar outros usados (os famosos sebos).

Mas nem tudo está perdido. O mundo tecnológico também trouxe inovações para os ávidos leitores que não abrem mão de ter o livro físico por perto para manusear e se divertir com a leitura.

Sites especializados em trocas de livros

Na internet é possível encontrar locais de troca de livros que funcionam muito bem de forma online, possibilitando a troca de livros entre pessoas de todo o país de forma segura, dando continuidade à sua diversão de leitura de maneira bem tranquila e sem sair de casa.

Diversos sites permitem a criação de perfis para troca de livros que funciona da seguinte maneira: o usuário monta de forma online uma lista de todos os livros que possui (ou que quer disponibilizar para troca) e uma outra lista com aqueles livros que gostaria de ler. Ao ser solicitado por um usuário, você envia o livro que tem pelo correio, informando o código de rastreio. Ao receber o livro, o destinatário registra esse recebimento no site e ganha ponto para solicitar outro livro.

É preciso ter em mente que o custo do envio dos livros não é suportado pelo site, que é apenas uma plataforma facilitadora para a troca. Aquele que vai enviar o livro é o responsável pelo custo do envio.

Alguns sites que você pode cadastrar para trocar livros são:

– Livra Livro (https://livralivro.com.br/): você pode realizar cadastro gratuito ou pago. No gratuito (plano básico) você somente poderá trocar um livro por vez. Em outros planos mais avançados, cujos valores mensais variam de R$ 1,99 a R$ 15,99 você tem a possibilidade de trocar mais de um livro por vez. Leia atentamente acerca dos planos disponibilizados e escolha aquele que melhor vai atender às suas expectativas.

– Skoob (https://www.skoob.com.br/): trata-se de uma rede social voltada para a literatura, podendo adicionar amigos, seguir pessoas e conversar sobre obras. E, mais, você também pode utilizar a plataforma para trocar livros com outros usuários.

– BookMooch (http://pt.bookmooch.com/): este site é internacional e tem usuários do mundo todo cadastrados e que promovem a troca de livros de várias nacionalidades. O site também funciona como incentivador de doações de livros para instituições. Os usuários que doam os livros também ganham créditos.

– Trocando Livros (https://trocandolivros.com.br/): neste site, o usuário, no momento de criar sua lista, informa o ISBN do livro e o site carrega automaticamente a capa e sinopse do mesmo para os outros usuários visualizarem. A plataforma exige que os livros não contenham rasgos ou rabiscos de modo a garantir o bom estado de conservação dos mesmos.

Bookcrossing (https://www.bookcrossing.com.br/): não se trata de um site de trocas, mas de uma prática que às vezes vemos e que muito funciona para propagação da leitura, chamada de “ler, registrar e libertar”. Funciona, basicamente, com a leitura de uma obra e depois deixa-la em algum lugar público para outra pessoa a encontre, leia e disponibilize de novo.

A iniciativa é uma excelente ideia para fazer circular a literatura, atingindo um maior número de leitores e estimulando a leitura e a própria prática.

Para isso, você pode ler um bom livro, registrá-lo no site para adquirir o número BCID e libertá-lo em local público ou passando para um amigo ou parente para que este o leia e dê continuidade à circulação do mesmo.

O site é excelente para se entender como funciona este projeto maravilhoso que poderá levar a leitura e histórias incríveis a diversas pessoas, de todas as classes sociais e a todas as idades.

Estes são apenas alguns exemplos de locais de troca de livros online que você poderá fazer uso e ter acesso aos livros que mais deseja ler e de forma mais acessível. Aproveite!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.